15 de junho de 2009

Pulhas virtuais

Você certamente já deve ter ouvido alguma lenda urbana virtual. Você pode sim ter acreditado. Talvez você não tenha tido paciência de estudar o caso por completo. Essas lendas são difundidas por emails, algum desavisado acredita nas “meias-verdades” ou mesmo “meias-mentiras” e encaminha o aviso para todos os seus conhecidos. Pode ter acontecido de você ter lido essa lenda num email antigo, ter se esquecido disto e repassado a informação como se alguém tivesse lhe contado o boato, provavelmente você mencionaria que o fato ocorreu com o primo de um amigo seu, com o cunhado de uma amiga ou exagere ao ponto de colocar um parente próximo na historinha.
Bom, cadê a morbidez do humor? De fato está nas lendas. Três em especial me chamaram atenção, uma eu acreditava até agora, a outra eu duvidava e a terceira eu achei uma piada.

A lenda que me fez estremecer por um tempo, pois a escutei quando era muito novo e tolo, foi a da seringa com HIV. Resumindo, uma pessoa no metrô, cinema ou em outro lugar qualquer – existem diversas variantes da mesma história - sente uma picada nas partes e com o incômodo, levanta da poltrona, cadeira, banco, e verifica no que sentou, notando a presença de um bilhete com o seguinte recado: "Você acaba de ser infectado com HIV" ou mesmo “Bem vindo ao mundo da AIDS”. Piada de muito mau gosto. Imagine! Piada de uma morbidez tremenda. Estudando a mentira descobri que de fato existiu um maníaco da seringa, em Porto Alegre, chamado Miranda. Miranda puto por ter se tornado portador do vírus através de uma mulher começou atacar outras com uma seringa, espetando-as. Uma forma de se vingar, pois estava furioso. Ele foi preso. Acredito que a partir desse caso surgiu a criatividade do mentiroso, o qual me deixou preocupado por alguns anos com essa história macabra.

O segundo caso, que muitos acreditam, muitos, é o caso da latinha infectada pelo leptospira. A versão da lenda diz que alguém bebeu refrigerante, cerveja, em uma lata e apresentou sintomas da doença logo no dia seguinte. Segundo especialistas, a bactéria causadora da leptospirose teria sobrevida de poucas horas após ser expelida pelo rato, além de que o período de incubação da doença varia de 4 a 19 dias. Concluí-se que tal eventualidade pode de fato acontecer, mas seria muito improvável, convenhamos. Mas não por isso deve-se deixar de higienizar a tampa dessas latas de refrigerantes/cerveja, pois outros microorganismos se alojam nelas.

A última pulha virtual que comento neste post é a do caso que ocorreu em Balneário Camboriú, com o irmão de alguém que foi numa balada de nome Ibiza. Cito parte do email que eu recebi e que talvez você também tenha recebido: “Ácido cítrico do limão 'velho' em ação com os conservantes estabilizantes excessivos presentes na cerveja são um paraíso para micro organismos já existentes naturalmente nas cervejas (Sacarovictus Coccus Cevabacillus ativus)
tipo draft. O resultado é a produção de uma toxina altamente nociva ao nosso organismo.”

Pelo que pesquisei, o limão é extremamente sujo e deve ser cuidadosamente higienizado antes do consumo, dizem até que a casca de um limão pode ter uma quantidade de microorganismos nocivos a saúde maior do que o encontrado em banheiros públicos. Quanto a lenda de beber cerveja com limão que é cortado não na hora de consumo e sim algumas horas antes, eu realmente não acreditei, mas também não encontrei nenhuma informação relevante que desminta a lenda. Cabe a você duvidar ou não. Uma grande sacanagem com qualquer admirador de cerveja com limão essa pulha, pois te enche de medo. Que beleza.

A fonte principal destas informações supracitadas eu encontrei neste site bem interessante:

http://www.quatrocantos.com/lendas/

Vale a pena dar uma conferida.

2 comentários:

Ubiratan de Almeida 1º disse...

Gostaria que você me informasse o que é que está havendo com o site http://www.quatrocantos.com
Não consigo mais abri-lo. Sempre dá mensagem de erro.

Luiz Ramos disse...

Boa tarde, amigos! Sou o detentor do site CAÇADOR DE MISTÉRIOS e faço um convite a vocês para darem uma passadinha lá. Tem todos os temas que descobrem as farsas da internet, inclusive as pulhas virtuais, hoax, Lendas Urbanas, Fotos e Vídeos falsos, Discos Voadores falsos, fantasmas desvendados, etc. O link é:
http://www.cacadordemisterio.blogspot.com